Aranhas vasculares ou telangiectasia: como tratar os vasinhos no rosto

Aranhas vasculares ou telangiectasia são nomes dados a vasinhos avermelhados bem finos no rosto, em especial, nas bochechas, no nariz e nos lábios. Eles não têm cura, porém, têm solução. Leia o artigo até o final e saiba como tratar os vasinhos no rosto.

A maior parte dos casos ocorre em pessoas com a pele muito clara e pode vir acompanhado de leve coceira e dor.

Vale a pena ter atenção com a doença de Sturge-Weber, a síndrome de Rendu-Osler-Weber, com doenças do fígado ou com telangiectasia hemorrágica hereditária.

Isso porque, em situações mais raras, os vasinhos no rosto podem surgir como sintomas desses problemas, considerados mais graves.

Quando não está associada a doenças, essa é uma alteração comum da pele, que não é grave e nem traz sérios riscos à saúde embora suas causas ainda sejam desconhecidas pela ciência.

É importante ter cuidados básicos com a pele e o processo de envelhecimento natural, evitando exposição solar prolongada e em excesso, assim como exposição ao frio.

Evitar abusar de bebidas alcoólicas e também o uso de corticoides ajuda muito a prevenir telangiectasia no rosto.

Os vasinhos também podem aparecer em gestantes e em pessoas que tenham acne ou que tenham passado por algum procedimento cirúrgico no rosto.

Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre o diagnóstico e as possibilidades de tratamento.

Veja as dicas de como tratar os vasinhos no rosto

Mesmo que não haja cura, os vasinhos no rosto podem ser tratados com sucesso. O diagnóstico pode ser feito por um profissional angiologista ou dermatologista.

Além de observar a pele no exame clínico, podem ser solicitados outros exames, como o de sangue, raio X ou tomografia computadorizada para verificar se há alguma doença relacionada.

Feito o diagnóstico, as possibilidades de tratamento vão ajudar a melhorar a aparência da pele e disfarçar os vasinhos, assim como nos casos de vasinhos nas pernas.

Leia também: Laser transdérmico para o tratamento de varizes

Tratamentos para vasinhos no rosto

Quando se pensa em como tratar os vasinhos no rosto, as melhores alternativas são a terapia a laser ou a de luz pulsada.

O laser Nd:YAG de pulso longo possui alta potência e precisão. Ele é altamente eficaz para tratar lesões vasculares. Além disso, não possui contraindicações, possibilitando ao paciente o retorno as atividades normais após o procedimento.

Já a luz pulsada é como um feixe de luz, que pode ser aplicado com a mesma finalidade de acabar com os vasinho, porém a IPL (Luz Intensa Pulsada) emite amplos espectros de luz incoerente e de vários comprimentos.

A escolha do tipo de laser ou IPL a ser usado depende do calibre e local do vaso a ser tratado.

Em ambos os tratamentos, o que acontece é a temperatura no interior do vaso é aumentada e isso provoca uma inflamação que o fecha, impedindo a passagem de sangue. Dessa forma, o fluxo passa a circular por outro vaso e a vermelhidão é atenuada.

Quando os vasinhos no rosto são detectados como sintoma de outra doença, é importante tratar a doença em si para, de fato, resolver o problema com segurança e saúde.

Agora você já sabe como tratar os vasinhos no rosto. Se você precisa de um diagnóstico preciso e quer saber o melhor tratamento para o seu caso, procure por um médico angiologista e/ou cirurgião vascular.

POR QUE TRATAR VASINHOS E VARIZES COM ANGIOLOGISTA E/OU CIRURGIÃO VASCULAR?