Varizes

As varizes são veias dilatadas e tortuosas na superfície da pele que surgem principalmente nas pernas e nos pés. Nem sempre causam inchaço e dor, depende muito da gravidade. Essa condição é muito comum em pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas. A hereditariedade genética é a causa principal do aparecimento de varizes. As varizes quando não são tratadas podem agravar e gerar úlceras e feridas.

Prevenção

A prevenção de varizes está ligada ao estilo de vida de uma pessoa. Associar exercícios físicos regulares com alimentação saudável é algumas das maneiras de evitar o problema.
A redução de peso também é um fator importante, já que a pressão nas veias dos membros inferiores diminui consideravelmente.

Tratamentos

Meias elásticas de compressão: auxiliam no retorno de sangue de volta para o coração. Esse tipo de meia deve ser receita pelo médico vascular.
Remédios: alguns remédios e pomadas podem ajudar no sintomas de dores e sensações de peso. O médico fará a prescrição do medicamento conforme a necessidade.
Laser transdérmico: A mais moderna tecnologia para tratamento dos vasinhos, a técnica de CLACS (CrioLaser e CrioEscleroterapia). Neste método é utilizado o aparelho de laser associado a infusão de glicose em baixas temperaturas. Isso com o uso do Vein Viewer, um equipamento para visualizar veias que estão mais profundas. Essas novas tecnologias garantem resultados mais duradouros e satisfatórios.
Cirurgia convencional: ainda é uma opção para a remoção das veias afetadas. Para esse método é necessário repouso.
Cirurgia a laser (principalmente para veia safena): ocluir as veias sem remoção e a recuperação é mais rápida e menos dolorosa que a cirurgia convencional.
Escleroterapia com espuma (varizes e microvarizes): a espuma formada pela mistura de polidocanol (líquido químico) e um gás causa inflamação da membrana da veia. Essa ação fecha a veia, que fica sem circulação e murcha.
Escleroterapia com glicose (vasos pequenos): a glicose injetada com agulha inflama as paredes do vaso afetado e interrompe a circulação.

As varizes nem sempre são apenas um incômodo estético, se não forem tratadas adequadamente, podem avançar para o nível mais grave. A AngioDerm é especialista no tratamento de varizes e alia bem-estar com cuidados com a pele.