O que causa vasinhos nas pernas? Confira os motivos

Os vasinhos são microvarizes e surgem com mais frequência no rosto e nas pernas. É mais fácil de identifica-los em peles mais claras, já que são bem fininhos e ramificados e apresentam cores avermelhada ou arroxeada na superfície da pele. Entenda o que causa vasinhos nas pernas:

As causas são as mesmas das varizes, porém a diferença é o diâmetro e a profundidade do vaso sanguíneo afetado. As varizes, em geral, são mais profundas, atingem os vasos mais largos e podem ter consequências mais graves.

Os vasinhos têm baixo risco e proporcionam incômodos estéticos, com opções de tratamentos simples, seguras e eficientes, desde que feitas com um profissional especializado.

Continue a leitura e saiba mais sobre as causas dos vasinhos e os tipos de tratamento.

Descubra o que causa vasinhos nas pernas e previna-se

Assim como as varizes, os vasinhos se formam quando as veias não conseguem trabalhar como deveriam.

O coração distribui o sangue para o corpo e as veias e válvulas o trazem de volta, configurando o sistema circulatório perfeito.

O problema surge quando o caminho do sangue – especialmente partindo da região inferior – fica mais difícil no retorno ao coração.

As veias se dilatam e perdem a elasticidade porque esse trabalho de retorno do sangue exige mais do corpo.

Os vasinhos podem ser causados por uma série de fatores. Confira:

1 . Hereditariedade: se você tem casos na família de pessoas com vasinhos e/ou varizes, tem mais chances de precisar de tratamento.

2 . Obesidade: pessoas que estão obesas ou acima do peso também estão entre as favorecidas para o surgimento de vasinhos.

3 . Excesso de tempo de pé: o aparecimento de vasinhos é comum em pessoas que passam muito tempo na mesma posição, em pé, como vendedores de lojas, por exemplo.

4 . Hormônios: o uso de hormônios, como pílulas anticoncepcionais, é outro fator de risco que pode causar vasinhos.

5 . Gestação: o peso da barriga em relação às pernas pode colaborar com o aparecimento de vasinhos nessa fase.

Vasinhos podem virar varizes

Vasinhos não podem virar varizes porque se tratam de veias diferentes. É possível ter vasinhos e varizes ao mesmo tempo.

O ideal, em todo caso, é agendar uma consulta médica para saber os tratamentos ideais para cada situação. Veja a seguir os tipos de tratamento para secar os vasinhos:

Tratamento para secar os vasinhos

O tratamento mais comum é a escleroterapia, uma injeção de espuma ou glicose, que une as paredes internas do vasinho, impedindo a passagem de sangue e acabando com o desconforto estético.

Tem também o tratamento com laser e o CLaCS (Cryo-laser &  Cryoescleroterapia). Esse último é o mais recente e inovador.

Basicamente consiste na união de escleroterapia, laser e um jato de ar gelado, que contrai as veias e reduz o desconforto.

Dependendo do caso, o médico pode sugerir uso de meias compressivas, prática de exercícios físicos, mudanças na alimentação e controle hormonal como complementos ao tratamento.

Agora você já sabe o que causa vasinhos nas pernas. Consulte um médico angiologista e/ou cirurgião vascular para saber qual é o melhor tratamento para você. Se essa informação te ajudou, compartilhe nas redes sociais.