Mulheres têm mais varizes do que os homens. Conheça os motivos

Cerca de 30% da população mundial têm varizes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo 70% mulheres e 30% homens, ou seja, mulheres têm mais varizes do que os homens. Bem mais.

A hereditariedade é um dos mais fatores de risco mais relevantes. Além disso, pessoas que passam muito tempo de pé estão mais propensas a passar pelo problema.

O que acontece no sistema circulatório é o seguinte: o fluxo do sangue pelas artérias até os membros inferiores é mais fácil devido à gravidade.

Porém, é no caminho de volta que as veias podem ter problemas. Isso porque é preciso um esforço maior do corpo para fazer com que o sangue retorne ao coração.

Grande parte do trabalho depende do bom funcionamento de válvulas, que direcionam o fluxo sanguíneo para a parte superior do corpo.

Quando, por algum motivo, as veias se dilatam e/ou as válvulas param de desempenhar o seu papel com eficiência, é que surgem as varizes.

Apesar de muitas vezes o desconforto ser apenas estético, vale ficar atento com qualquer alteração, como inchaço, dor, ardência e sensação de peso nas pernas – com piora no final do dia e melhora quando elas são elevadas.

Continue a leitura até o final e saiba por que as mulheres têm mais varizes do que os homens.

Leia também: Laser transdérmico para tratamento de varizes 

Conheça os motivos pelos quais as mulheres têm mais varizes do que os homens

Há alguns fatores que fazem com que o público feminino tenha mais varizes do que o masculino e as diferenças naturais do organismo é que justificam essa incidência.

Veja a seguir quais são elas:

1 . Hormônios

Ao longo da vida, as mulheres passam por uma série de variações hormonais que são determinantes para o aparecimento de varizes.

O uso de pílulas anticoncepcionais e a necessidade de reposição hormonal, devido à menopausa, também colaboram para que as varizes apareçam.

2 . Gestação e amamentação

Os períodos de gestação e amamentação também podem favorecer o surgimento de varizes nas mulheres.

O que justifica é a variação de peso natural sobre os membros inferiores, em conjunto com a flutuação hormonal, que foi citada acima.

3. Instabilidade intestinal

É comprovado que problemas com o fluxo intestinal também atinge mais as mulheres. O ciclo menstrual, a retenção de líquidos e o uso de pílulas contraceptivas colabora para que isso aconteça.

Com isso, portanto, a mulher faz mais força ao ir no banheiro. Essa atitude pressiona as veias dos membros inferiores favorecendo o aparecimento das varizes.

É por isso, então, que as mulheres têm mais varizes do que os homens. Se você gostou desse artigo e ele foi útil, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais.