Angiologia

Assim como as demais partes do corpo, as artérias e as veias também tem uma área da medicina direcionada para os seus cuidados: a angiologia.
O sistema circulatório é extremamente importante e quando não tem bom funcionamento, as doenças começam a aparecer.
Embora as varizes sejam comuns e frequentes, muitas são as condições tratadas pela angiologia.

O que é angiologia

A angiologia é uma especialidade médica que estuda e trata doenças do sistema circulatório. O fator importante da angiologia é a prevenção de doenças. Em alguns casos, o especialista pode orientar o paciente a mudar o estilo de vida.
A cirurgia vascular também é responsável pelas doenças que afetam veias, artérias e vasos linfáticos, com a diferença que utiliza procedimentos cirúrgicos para o tratamento.
As duas especialidades se complementam e são essenciais para a resolução de problemas no sistema circulatório.
Doenças do sistema venoso: varizes, úlceras venosas, doenças do sangue que causam coagulação (tromboflebites), formação de coágulos dentro das veias (tromboses venosas), varizes pélvicas e síndrome de may-thurner associado a um sindrome de nutcracker.
Doenças do sistema arterial: aterosclerose (artérias endurecem e estreitam, bloqueiam a passagem do sangue), aneurismas arteriais (dilatação das artérias), úlceras arteriais, AVC, pé diabético, estenose de carótida e fístulas arteriovenosas.
Doenças do sistema linfático: linfedema (inchaço nas pernas ou braços) e erisipela (inflamação na derme e no tecido celular subcutâneo). Doenças do sistema linfático são menos frequentes e ocorrem pela dificuldade de drenagem da linfa.

Quando procurar?

Tratar varizes é o motivo principal para a procura de um especialista em angiologia. No entanto, considere também:
• Veias com coloração azul ou roxa.
• Dor e inchaço nos membros.
• Dor e inchaço na panturrilha.
• Prevenção de AVC.
• Câimbras.
• Diagnóstico de problemas vasculares.
• Para os diabéticos: reduzir complicações vasculares .
• Correção de artérias com estenoses (estreitamento).

Fazer check up frequente e cuidar da saúde é uma boa maneira de tratar doenças do sistema circulatório antes que se tornem graves. Como foi mencionado, a angiologia também é responsável pela prevenção. Portanto, não demore para consultar um especialista.
A Clínica AngioDerm é especialista em angiologia e cirurgia vascular e endovascular. Os tratamentos visam o bem-estar dos pacientes e sua qualidade de vida.